Normas do Encontro

NORMAS PARA O II ENCONTRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DA REGIÃO TOCANTINA
Educação para as relações étnico-raciais: história de povos afro-indígenas-brasileiros
28 a 30 de novembro 2017


ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DOS RESUMOS EXPANDIDOS

Prazo: até 20 de outubro de 2017.
e-mail: 2historiaeducacao@gmail.com
1. O público-alvo são estudantes de graduação, pós-graduação e professores em geral.
2.  Os trabalhos devem apresentar estudos circunscritos ao tema geral do evento: Educação para as relações étnico-raciais: história de povos afro-indígenas-brasileiros. Cuide para que sua inscrição no II Encontro esteja adequada ao eixo temático (para a comunicação oral ou pôsteres).  
3.  Cada participante pode inscrever até dois trabalhos no evento e deve indicar se fará comunicação oral ou se apresentará pôster. Deve informar também se sua pesquisa está finalizada ou em andamento
4. Os textos (resumos expandidos) podem ser feitos com até (3) três coautores. Trabalhos em coautoria devem ser enviados apenas pelo autor principal que indicará os nomes dos demais autores, sendo as inscrições definidas no âmbito dos seguintes eixos temáticos:

4.1 - História da Educação Indígena;
4.2 - História da Educação do Negro;

4.2 - Educação, Movimentos Sociais e Questões Étnico Raciais;

4.3 - Educação, História e Formação de Professores para a Diversidade Étnico-Racial.
5. Recomenda-se a formatação do resumo inicial, com cabeçalho e o resumo expandido propriamente dito, conforme as normas da ABNT.
5.1 Os arquivos devem ser enviados para o email do evento 2historiaeducacao@gmail.com até 22 de outubro e devem utilizar obrigatoriamente programas do Microsoft Office. Tanto o arquivo do texto na íntegra quanto do cabeçalho deverão estar na extensão em Word (doc) ou (docx).
6. Haverá um pequeno resumo inicial (antecedendo o resumo expandido) que deve conter até 1.300 caracteres, seguido das palavras­chave.
6.1 O pequeno resumo (resumo inicial) que vem antes do texto principal (o resumo expandido) deve ser iniciado com o título e identificação da autoria - e com até 1300 caracteres, expor objetivo principal, problemática, breve desenvolvimento mencionando os principais autores e sinalização breve dos resultados.
6.2 Para fazer a contagem dos caracteres utilize a ferramenta do Word nas versões recentes:
a) Clique em Revisão;b) Clique em Contar Palavras. Não se esqueça de selecionar a opção “Incluir notas de rodapé e notas de fim”;c) Considere os espaços na contagem de caracteres.
7. O título do texto (resumo expandido) deve ser em negrito e deve ter no mínimo entre 80 caracteres (contando os espaços) e no máximo 150 caracteres (contando os espaços); em espaço simples, fonte Times New Roman, tamanho 12; margem direita 2,0 e esquerda 3,0, superior 3,0 e inferior 2,0.

8. Abaixo do título do texto (resumo expandido), a ordem de identificação do autor ou de co-autores deve ser a seguinte:
8.1 Nome do autor e sigla da Instituição (Exemplo: João Peres - UFMA).8.2 Nome(s) do (s) coautor(es) e sigla da(s) instituição(es) (quando houver).8.3 Nome/sigla da Agência ou Instituição Financiadora (Exemplo: FAPEMA) (quando houver).
9. A estrutura do texto (resumo expandido) deve informar: Introdução; Objetivo; Questão, Problema ou Hipótese; Metodologia; Resultados; Conclusão ou Considerações. As páginas devem ser numeradas a partir da segunda, no alto, à direita, Fonte Times, tamanho 10.

10. O texto (resumo expandido) deve conter entre 5 a 10 páginas no máximo.

11. Sobre as regras para apresentação de um pôster, este deve ter a dimensão máxima 0,9 m de largura x 1,2 m de altura; pode ser de papel, plástico ou lona.
12. O pôster é uma ferramenta visual explicativa, que deve apresentar sucintamente os objetivos, o desenvolvimento, os resultados e conclusões de uma pesquisa finalizada ou em andamento.

13. Os lugares específicos para as apresentações dos pôsteres serão divulgados com antecedência e o autor ou coautores devem chegar com, no mínimo, meia hora de antecedência para providenciar a arrumação do seu pôster.

14. Sobre as regras para comunicação oral, a apresentação pode ser elaborada em Power Point, sob a responsabilidade do autor (ou co-autores) em providenciar computador e comunicar por email uma semana antes ao e-mail do Evento (2historiaeducacao@gmail.com) a necessidade de um projetor.
15. Para cada eixo temático, serão recebidos no máximo 20 (vinte) resumos expandidos para comunicações orais e 10 (dez) resumos expandidos para pôsteres, totalizando 30 (trinta) trabalhos a serem submetidos por eixo temático. A dinâmica para adequação dos tempos caberá aos coordenadores de cada temática, que logo no início estabelecerão os limites em concordância com os participantes.
16. Não serão aceitos textos (resumos expandidos) recortados e inconclusivos que se restrinjam a capítulos de TCC, teses ou dissertações; partes de revisões bibliográficas ou relatos de experiências.
17. Os trabalhos cujos resumos expandidos forem aprovados pela comissão de avaliação científica serão divulgados por email de acordo com o cronograma estabelecido.
18. Os trabalhos não aprovados poderão recorrer da decisão da comissão avaliadora científica no período estabelecido no cronograma e utilizando o email do evento (2historiaeducacao@gmail.com)19. Os certificados de comunicação oral ou pôster serão entregues somente para os autores que participarem da apresentação.

CRONOGRAMA
Envio dos trabalhos até o dia 15 de novembro de 2017.Divulgação do resultado: a partir de 25 de outubro de 2017.Envio de recurso para o Comitê Científico: até o dia 27 de outubro de 2017.Divulgação do resultado final: a partir de 30 de outubro de 2017.
COMISSÃO DE AVALIAÇÃO CIENTÍFICA
Prof. Erivanio da Silva CarvalhoProf. Herli de Sousa CarvalhoProfa. Kelly Lislie Julio

Profa. Marileia Santos Cruz

Contato

Nosso e-mail de contato e envio de trabalho é:

2historiaeducacao@gmail.com